
Funções e deveres de cambonos e médiuns dentro de um terreiro.
Este capítulo é dedicado especialmente aos cambonos e médiuns em desenvolvimento sobre os procedimentos corretos em uma gira. Todo o médium em desenvolvimento que não estiver incorporado deverá também ajudar a cambonar as entidades que estiverem em terra durante a gira. Os cambonos devem estar cientes de que, quando o médium que ele cambona estiver incorporado, toda a responsabilidade do que acontecer entre a entidade e o consulente, será sua. Por isso devemos trabalhar numa mesma sintonia e vibração, o que acarretará na evolução espiritual de todos.
Como o cambono pode auxiliar no bom andamento de um trabalho?
• O resguardo pode influir muito na sintonia mútua e na boa vibração da corrente mediúnica, mas influenciará principalmente no desenvolvimento de cada um.
• O banho de defesa (banho de descarrego) é outro passo muito importante. Nunca se esqueça de tomar o banho de defesa antes de ir a gira.
• A pontualidade é, antes de tudo, questão de educação para com a assistência – e com os irmãos de corrente – e de comprometimento, seriedade e responsabilidade com a sua religião. Além disso, é regra geral, ou seja, aplica-se a todos os médiuns da casa. Deve-se sempre chegar com antecedência mínima de 30 minutos antes do início dos trabalhos. No caso de atraso, se possível, telefonar para avisar.
• Quando chegar ao centro evite desperdiçar seu tempo em conversas paralelas. Ao entrar no vestiário, seja o mais breve possível, deixe seus pertences organizados e ceda seu lugar ao próximo.
• Todos os médiuns devem firmar seu anjo da guarda em casa, sem exceção. Usa-se uma vela branca. Acenda sua vela em um pires – ou em um copo de vela-, coloque-a em um lugar alto (acima da cabeça) e, com um copo com água ao lado direito da mesma, faça suas preces antes de sair de casa.
• Entrar para o congá. Se já houver pessoas na assistência, deve-se cumprimentá-los e tratá-los gentilmente, lembrando-se sempre que quem procura a casa está em busca de ajuda e conforto.
• Ao entrar no terreiro, saúda-se a “porteira” – tocando três vezes – em respeito aos Exus. O mesmo se faz ao pisar no conga, faz-se o sinal da cruz e cruzam-se as mãos pedindo que suas vibrações sejam descruzadas em sinal de respeito ao solo sagrado dos orixás.
• Permaneça em silêncio, orando e aguardando o início do trabalho.
• Na abertura da gira os médiuns cantam os pontos e batem palmas, saudando suas entidades e aquelas que chegam em terra. Se você quiser aprender a letra dos pontos cantados, há, sempre, cadernos com todas as letras escritas/ impressas.
• Durante a defumação pede-se para que a fumaça purifique e cubra nosso corpo físico e espiritual de luz e pureza; pede-se para que a brasa da defumação queime nossa negatividade.
• No momento de bater a cabeça ao congá: bate-se cabeça de frente ao congá. Na parte frontal ao Pai Oxalá, na direita ao seu pai e na esquerda à sua mãe de coroa. Neste momento você direciona aos orixás e entidades todos os seus pedidos pessoais.
• Quando as entidades chefes chegam em terra, ajoelha-se, assim como quando elas cumprimentam os médiuns, pois é neste momento que elas depositam seu axé na coroa dos filhos.
• Quando o médium que você cambona incorporar, você deve levá-lo ao seu lugar, arrumar seu material e aguardar a entrada da assistência para o início dos passes e outros trabalhos.
• Em hipótese alguma o cambono pode deixar a entidade sozinha. Se, durante um passe, a entidade ou o cambono precisar de algo (autorizações, tirar dúvidas, falar com a entidade chefe, etc.), deverá pedir auxílio ao cambono chefe, e este, se for preciso, irá falar com as entidades chefes.
• Se o consulente precisar incorporar sua entidade, o cambono deverá pedir autorização à entidade chefe da casa.
• Quando um consulente passar mal, este não pode ser medicado, em hipótese alguma, sem a autorização ou o auxílio da entidade chefe. Isso vale mesmo quando a entidade que está atendendo ao consulente prescrever algo.
• Qualquer informação passada pela entidade para o consulente, como lista de materiais para um trabalho, deverá ser anotada. O cambono deve escrever com letra legível para evitar futuras confusões por parte dos consulentes. Evite escrever os termos usados somente pelas entidades, como marafo, lua grande, casuá, etc. Informe-se sobre o significado e escreva a palavra correta.
• Quando a entidade terminar de atender todos os seus consulentes, deve permanecer em seu lugar até a desincorporação.
• Se uma entidade solicitar algum material ao seu médium, como capa, fita, penacho, etc., deve-se pedir autorização à entidade chefe.
• Antes de o médium desincorporar, verifique se entidade tirou seus pertences, tais como chapéu, lenço, fita, capa, brinco, anel, etc.
• Quando o médium estiver desincorporando, evite segurá-lo, isso poderá cortar as vibrações da entidade. Posicione-se atrás dele com as mãos estendidas, ele procurará seu apoio.
• Após a desincorporação conduza o médium até seu lugar, prestando-lhe o auxílio necessário. Transmita os recados da entidade, arrume o material utilizado e permaneça em silêncio até o final da gira.

[...] Que a paz, sabedoria e amor de nossos queridos Pais Velhos, reinem - hoje e sempre - em sua vida, em seu lar e em sua famíla.
Excelente fim de semana a todos!
Axé!
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