Seja bem-vindo (a) ao nosso Blog!

"Sem caridade não há salvação!" - Que a paz, a luz e o amor invadam a sua vida, a sua casa e todos que estejam ao seu redor! A Umbanda é paz e amor: É um mundo cheio de luz. Axé!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

22 de novembro de 2010 - Dois anos da Minha Obrigação de Cabeça, realizada em 2008.


Boa tarde, boa semana e bom fim de ano a todos vocês, meus amigos, amigas e irmãos em Pai Oxalá e em Umbanda!


Que dia de alegria, reconhecimento, amor, respeito, confiança, caridade, bondade, luz... Hoje, bem como explicado e colocado no título deste texto e imagem inicial (de abertura), completo 2 (dois) anos de médium coroado; 2 (dois) anos da Minha Obrigação/Feitura de Cabeça.


Como viver tal dia sem me lembrar das bênçãos recebidas nessa data tão especial e da certeza de que, a partir de então, não mais habitei só no mundo, mas sim com todos os meus Orixás, Guias, Entidades, Falangeiros e Anjos de Luz, enviados à Terra por intermédio DIVINO?! Pois bem, aqui estou - e de sincero, puro e manso coração - "escrevendo" sobre tamanho privilégio, presença e prova do amor de Deus na minha vida. Tremendo, emocionado e com saudade da data e tudo o que vivi nela, venho, por meio desse texto, convidar a todos para uma viagem há dois anos, relembrada e retratada por meio de fotos, ponto cantado (com vídeo) e muita emoção.


Não sei o que dizer, se não agradecer a todos os meus Guias de Luz e Mentores Espirituais da minha Casa de Umbanda, sem esquecer-me, claro, das pessoas também responsáveis por todos esses acontecimentos: Pai José Carlos, Mãe Elizete, Tio Reginaldo Peixoto, cozinheiras Cosma e Idianara e todos os irmãos de fé da "corrente de luz" e da assistência que me ajudaram e colaboraram para com a realização dessa minha Obrigação. Foi lindo demais! Deus, nosso Pai Oxalá, a Santíssima Trindade; Vó Cleodice, tio Luiz, pai Reginaldo, irmã Jennyfer, prima-amiga-irmã Taynan, amiga-irmã Débora, amiga-irmã Juliana Chaves, queridíssima Jane e muitos outros irmãos de fé. Muito obrigado por tudo!
Se não fosse por toda a atenção, ajuda e carinho de vocês, de fato eu não teria acontecido toda a festa que aconteceu - e festa, esta, que diz respeito ao mundo material e principalmente espiritual.
Vocês são a minha base, os meus eternos e maiores amores, são MEU TUDO!


Ponto Cantado do Meu Pai de Cabeça Caboclo Cobra Coral, cantado pela primeira vez na minha Obrigação de Cabeça e de autoria do meu tio, amigo e pai de santo José Carlos Geronimo:

"Sai daqui quem não gosta de Terreiro!
Sai daqui quem não quer trabalhar!
Oxóssi reina aqui, neste Terreiro:
Cobra Coral vem aqui para trabalhar.
Ele é Caboclo, é Caçador, é Quimbandeiro.
E vem nas forças de Iemanjá!"


(Eu com os atabaques - Foto recente, do dia 20 de novembro de 2010, durante a realização da Obrigação de Mão de Pemba dos meus Irmãos).

Abaixo, um ponto cantado conhecido, bastante ouvido e lindo - em modéstia à parte, RISOS - do Meu Pai Caboclo Cobra Coral:



(Caso o vídeo não abra, o link de acesso é: http://www.youtube.com/watch?v=esxSx5XU9QA )

15 de novembro de 2010: Aniversário da Umbanda Sagrada. 102 anos de muito amor!

Semana de aniversário da Umbanda, Nossa Mãe, mais que especial. Eu soube de eventos, mas todos, infelizmente, longe de nós. Não fomos às comemorações distantes, mas lembramos e agradecemos-a por tudo, acendendo uma vela na data com a cor do nosso santo de cabeça ou uma vela na cor branca, que representa todas as linhas.


Sobre a Umbanda não há o que diz, pois faltam palavras que descrevam corretamente todo o AMOR que sinto por Ela. Amor. Essa é a palavra que me remete à religião, que sempre me acolheu, cuidou e entendeu. Sou, sim, extremamente apaixonado pela Umbanda e sei que DEVO TUDO A ELA.


Nestes 102 (cento e dois) anos de prática ao bem, à caridade, ao amor e assistência ao próximo, agradeço à religião por tudo o que me concedeu, pedindo perdão às falhas humanas que cometo freqüentemente.
Rogo para que eu sempre seja um instrumento de bem e caridade, e que o amor de Nosso Pai Oxalá me ilumine sempre, ditando-me o caminho e levando-me sempre à bondade e à Luz de Deus.

Obrigado, minha Umbanda Sagrada! Parabéns! EU TE AMO MUITO!

Mudando de assunto...

No último sábado, dia 20 de novembro de 2010, tivemos, em Nossa Casa Espiritual, a Obrigação de Mão de Pemba, como já citada aqui, em post's anteriores.  Só tenho a parabenizar os meus irmãos por toda a confiança depositada e todo o trabalho apresentado. Foi maravilhoso ter ajudado-os na cozinha e ter participado da Obrigação a todo o momento, estando, eu, bem ali, ao lado.


Parabéns e que os Sagrados Orixás, Guias e Anjos de Luz vos iluminem sempre e cada vez mais, dando-lhes clareza, fé e muito amor, respeito e reconhecimento para com a Religião. Que não seja apenas a descoberta de seus Chefes de Banda e de Quimbanda, mas um peso positivo de maturidade, evolução, responsabilidade e carinho para com a Umbanda, nossos Guias Mentores e Pais da Casa.
Axé!

Por fim, as fotos que marcaram o dia de minha Obrigação de Cabeça, realizada há dois anos.

Eternamente guardadas no meu coração; momentos mais que especiais e sublimes. É tão engraçado... Como eu era magrinho; diferente; novo. Um moleque. Cresci, evolui e me desenvolvi - em todos os sentidos, e GRAÇAS A DEUS, na Umbanda.


Abertura da Gira de Obrigação - Momento de concentração, respeito e admiração à religião, à casa e aos Orixás.


No "meio" do "Axé", feliz, emocionado e realizado pelo trabalho desenvolvido.


[...] sério, concentrado e irradiado pela Força e Luz do meu Orixá.



Momento da "chegada" do meu Paizão. *-*


Pai, Mentor e Chefe da Casa Caboclo Rompe Mato saudando o Meu Pai Cobra Coral, recém coroado na data tratada.


Momento sublime, lindo e eterno. A foto traduz a emoção e o axé vivido. "Banho" com pétalas de rosas.


Segurando e recebendo o vaso de flores presenteado pela Casa/Mãe.


A seguinte frase resume a sensação: "(...) todo o amor que houver nesta vida!"


Caboclo Cobra Coral: MEU PAI - MINHA VIDA!


O bolo. Lindíssimo e gostossíssimo.


[Durante a comoração final] A Alegria e orgulho por ter sido ESCOLHIDO pela Umbanda


Momento do discurso, com muita emoção e reconhecimento sinceros.


Observações finais:

As fotos da Obrigação de Mão de Pemba, realizada no último sábado, serão postadas brevemente. Podem esperar e confiar.

Festa de Marinheiros (Marújos) para o mês que vem. Logo mais novas e concretas informações.

Possível Gira na Praia, também no mês que vem.

Por fim, amores, muito obrigado pela atenção, participações (notadas pelo número de visitas) e por serem meus irmãos de Umbanda e em Pai Oxalá.
Amo-vos, todos, por completo. Tudo de bom a todos!
Um beijo no coração.
Que Meu Pai Cobra Coral, que hoje comigo e com toda a Minha Banda e Quimbanda comemora dois anos de Obrigação de Cabeça, abençoe-lhes e cuidem-lhes sempre, levando a serenidade de Iemanjá, a determinação de Iansã, a observação de Ogum, o amor de Oxum, a inocência de Erê, a humildade dos Pretos Velhos, a agilidade e eficiência dos Exus e Pombo-Giras, a cautela e equilíbrio de Nanã, a saúde de Obaluaê, a verdade e Omulú, a sabedoria de Nossos Marinheiros e Boiadeiros, a bondade e luz de Nossos Anjos de Guarda, a justiça de Xangô e a paz de Nosso Pai Oxalá.


Tenham, todos, uma excelente semana, repleta de conquistas, realizações e luz!


Axé!

domingo, 14 de novembro de 2010

Saravá, irmãos e irmãs de fé! Bom domingo a todos!

"Creio em ti, Pai Oxalá. Creio e enxergo toda esta Natureza de que Vóis sois o construtor e que, em cada átomo, vibra a Vossa existência.
Creio, também, na existência de Vossos mensageiros que vêm transmitir os ensinamentos precisos e nos ensinam onde poderemos encontrar o Vosso templo dentro da própria existência. Creio nos meus protetores, que os mesmos serão pastores do Vosso rebanho, buscando sempre o melhor meio de levar-nos à Vossa morada, e bem empregando, os nossos irmãos, os conselhos recebidos. Creio nas Vossas santas leis que regem todos os mundo. Assim seja!"



          Olá, meus irmãos e irmãs queridos (as), como vão?
     Graças ao Pai Oxalá estou bem, apesar de com o corpo material um tanto quanto cansado, por motivos óbvios e que me enchem de orgulho e alegria: A prática a caridade. Sim. Ontem, na Gira de Trabalhos em Nossa Casa Espiritual, atendemos diversas pessoas com consultas às entidades da Bahia (os Baianos e Baianas) e também realizamos trabalhos de limpeza em um consulente - que o havia marcado em outra Gira (a que foi realizada na semana passada) - e também trabalhos de limpeza em médiuns da casa.
     O melhor de tudo, de fato, foi depois, com as falas de aprendizagem finais, ditas pelo Nosso Mentor Preto Velho Pai José e concluídas pela Nossa Mãe Elizete. Magnífico! Aprendemos, mais uma vez - porque as aulas de doutrina não são apenas as transmitidas em datas marcadas, mas em todo e qualquer momento em que determinado Guia ou Chefe de Casa tenha a intenção e necessidade de dizê-las -, sobre a importância de sermos e sabermos ser médiuns de caridade.

     O Pai, como sempre muito sábio, disse-nos a respeito da extrema importância de toda a confiança que os consulentes depositam em nós, e que, para tanto, devemos estar sempre de coração aberto à religião e aos trabalhos que são estipulados, conseqüentemente, pela mesma. Foi tudo tão gostoso e emocionante que cheguei a lamentar - confesso - pelos irmãos e irmãs que, por algum motivo, estiveram ausentes. Espero, aliás, que, embora que objetivamente e resumidamente, este texto possa levá-los à curiosidade positiva e que, após lê-lo, eles possam me procurar, para que eu lhes transmita mais aprofundadamente sobre tudo (ou quase, risos) o que foi dito.


"Obrigado, querido, iluminado e evoluído, Mentor Pai José das Almas e da Bahia. Sem seus conselhos, suas dicas e suas ações - sempre muito sábias -, sem dúvidas estaríamos em meio à escuridão, perdidos e sem termos a quem recorrer nos momentos em que a vida tende a nos colocar em saia justa. Acredito que o Senhor, para nós, é mais que um Mentor Espiritual, mas um Pai em vida: Um pai que cuida, que aconselha e que ama os seus, os que venham a ser seus e todos aqueles que de ti precisam e que te procuram.

Obrigado, novamente, em nome de todos os meus irmãos e irmãs carnais, que, assim como eu, muito tem a agradecer ao Senhor".


"Adorei as Almas! As Almas me atenderam..." ♫


          [...] E o que dizermos sobre o Guia Chefe (NOSSO PAI) e responsável pelo "nome" e abertura da Nossa Tenda de Umbanda? "Ele é Caboclo Rompe Mato: Mensageiro de Iemanjá". Abaixo, um resumo humilde sobre este pai maravilhoso, especial e singular que a Umbanda nos deu, e que está conosco de modo mais intenso a cada segundo.

Caboclo Rompe-Mato.

          Descendente das antigas tribos Guaiacurús.
     É um caboclo chefe de legião, muito cultuado também no catimbó. Vale lembrar que é um caboclo que atua com Oxóssi, Ogum e Xangô, e que ele traz o poder de Xangô juntamente com a capacidade de discernimento da Justiça, o poder de vencer as demandas provenientes dos atuantes da Centelha de Ogum e o dom da cura e capacidade de aconselhar de Oxossi .
     É um guerreiro que atua na paz, a falange dos Rompe-Matos nunca se apresentarão como caciques, pois todos são áusteros e destemidos guerreiros. Isso é uma regra da falange. Vale lembrar que não podemos confundir com Ogum Rompe-Mato, um falangeiro do orixá, mas o mesmo caboclo atua também nessa linha.
     É um caboclo que também trabalha na linha da esquerda quando preciso, como a grande maioria dos caboclos de Xangô.

• Ponto cantado mais conhecido no Brasil:
OXÓSSI – Caboclo Rompe Mato
"No centro da mata eu vi, dois nomes gravados num toco de pau
No centro da mata eu vi, dois nomes gravados num toco de pau
De um lado Seu Rompe Mato, de outro Seu Cobra Coral
De um lado Seu Rompe Mato, de outro Seu Cobra Coral
No centro da mata virgem eu vi, Seu Rompe Mato falava na língua do Guarany
No centro da mata virgem eu vi, Seu Rompe Mato falava na língua do Guarany".
• Vídeo com os pontos mais conhecidos do Nosso Pai Caboclo Rompe-Mato.

"Pai, Pai Querido; Pai que a Umbanda me deu! Vou te amar por toda a vida, Ó Pai Querido! Pai que a Umbanda me deu!" ♫



ATENÇÃO, IRMÃOS E IRMÃS:

     Amanhã, como todos devem saber, é o aniversário da nossa Querida Umbanda Sagrada, que, por toda a sua luz, completará 102 anos de prática existente, porque, afinal, a Umbanda já existia antes - na minha opinião - e apenas precisa de "alguém" para lançá-la e anunciá-la. Este foi o Caboclo das 7 (Sete) Encruzilhadas, por meio do médium Zélio Fernandino de Morares, no dia 15 de novembro de 1908. Para tanto - e porque também não sei de haverá festas em todos os cantos do país -, sugiro, bem como dito ontem, aos meus irmãos em gira, que acendamos uma vela na cor do (a) nosso (a) Chefe de Corôa/Cabeça e que rezamos, agradeçamos, e, se preciso, que peçamos a ele (a) e todos os nossos guias. Sabemos que não trata de uma data comum, mas o aniversário da Nossa Mãe Umbanda, que é a Mãe que nos acolheu e que nos escolheu para a missão que temos na Terra em vida. Conto com todos nessa corrente!



DIVULGAÇÃO! DIVULGAÇÃO! DIVULGAÇÃO!


     Como são muitas as fotos a serem atualizadas, dei início hoje, pessoal. O link de acesso é:
  
http://picasaweb.google.com/filhodeumbanda.sv

[...] Lá vocês encontrarão fotos de Festas, Churrasco e outros momentos nossos, que, com os corações abertos, compartilhamos com todos vocês.


NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS


          Orgulhoso demais pela Minha Religião e pela Minha Tenda/Casa de Umbanda, despeço-me de vocês, queridos leitores, visitantes e irmãos e irmãs de fé.
     Um beijo fraterno no coração de cada um. Amanhã a gente se vê novamente, se Pai Oxalá quiser e permitir.

          Axé!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Saudações, irmãos e irmãs de fé! SARAVÁ A UMBANDA!

Bom dia a todos!


          Desta vez, venho, orgulhosamente, agradecer a todos que por aqui passaram no dia de ontem (12 de novembro de 2010) pelas visitas, comentários e participações na enquete. Muito obrigado! Eu, Jonathan Geronimo, e toda a minha Casa Espiritual, agradecemos, de sincero e verdadeiro coração, por todo o carinho, respeito e consideração demonstrados dessa maneira.


          Irmãos, no post de hoje, 13 de novembro de 2010, trago notícias, curiosidades e, claro, divulgação.


• Notícia: Temos a Semana da Umbanda, como todos ou maioria sabem. A nossa religião foi fundada em 15 de novembro de 1908, completou seu centenário em 2008 - obviamente - e haverá um encontro de Umbadistas, simpatizantes e curiosos em São Paulo - logo, logo postarei mais informações, pois pretendo continuar indo de tópico a tópico.


• Curiosidades: Com relação a este tópico, confesso-lhes que, ao lembrar do assunto, ri. Não ri por outro motivo se não a lembrança de uma rápida aula em gira de Pretos Velhos, quando o nosso Querido Mentor Pai José, acompanhado do médium Floriano, disseram-nos a respeito da expressão: "Quem não pode com mandinga, não carrega patuá". Lendo o blog de uma irmã de Umbanda virtual que eu muito admiro por todo o amor, carinho e devoção pela religião, deparei-me com um texto a respeito, e, como já dito, ri. Segundo as informações ela passou a ter conhecimento por meio de um curso, assim como alegou o irmão Floriano. É um texto curto e muito interessante.
Além disso - e também no tópico de curiosidades -, venho comunicar-lhes a respeito de um vídeo que acabei de assistir no site da "TVSU" (TV Saravá Umbanda), com o tema: "A História da Umbanda", palestrado pelo querido gênio da Literatura de Umbanda Alexandre Cumino. Na minha opinião, excelente. Ele, afinal, pensa como nós - faço, agora, referência aos Umbandistas Jovens - que entendem que há história, mas que, por outro, lado é de antemão necessário anunciar, levar a palavra - deixando, assim, de lado determinados tradicionalismos, que vemos em muitos Templos de Umbanda. Foi, sim, uma palestra muito interessante e compostas por informações pertinentes, claras e verdadeiras. Quem ama a Umbanda e a estuda entenderá como eu.  Parabéns, aliás, ao irmão Manoel Lopes e  ao Núcleo de Estudos Espirituais Mata Verde - Templo de Umbanda por nos disponibilizarem o arquivo.


• Divulgação: Como fiquei extremamente tocado com o conteúdo da palestra mencionada há pouco, seria no mínimo feio se eu não divulgasse, não é mesmo?! (risos). Pois bem, aí vamos nós: http://www.tvsu.com.br. Clique no link e o vídeo aparecerá automaticamente.
Não bastando o intuito de divulgar apenas o vídeo, lanço, também, um convite a seguinte imagem/mensagem que li há um tempo no J.U.S. (Jornal da Umbanda Sagrada). Trata de um texto do irmão Rodrigo Queiroz, que, para variar, tende a tocar o coração de quem o ler profundamente.
Sugiro, também em divulgação - risos - que assistam este vídeo:





(Caso o vídeo não abra por aqui, o link é: http://www.youtube.com/watch?v=J1dmyzDclI8&)

     [...] são palavras, imagens e a própria música de fundo que, além de verdadeiras - quem é Umbandista sabe e entende e, por isso, sinto-me no direito de dizer no coletivo - tocam o nosso coração e nos auxiliam nos momentos em que nos sentimos "para baixo" por algum motivo. Ninguém é perfeito, todos sabem, e nós, seres humanos encarnados, temos todo o direito de errar e procurar aprender-evoluir a cada dia. Se não fosse dessa maneira, caros irmãos, qual seria o verdadeiro fundamento de estarmos vivos, se, como não-errantes,  fôssemos perfeitos? Entendamos, primeiramente, que o homem perfeito foi Jesus Cristo, que não somos ele e que, além disso, nossa eterna busca e missão é a de sequer parecermos um pouco, no que diz respeito a prática à caridade, ao bem e o amor ao próximo. Umbanda, aliás, é isso também: Somos a mistura do Catolicismo que prega "Amai ao Teu Próximo como a Ti Mesmo" e da incansável prática à caridade e assistência aos que de amparo necessitam como vemos com os nossos irmãos Kardecistas.


Vamos, então, ao início dos textos formulados como avisos de notícias, curiosidades e divulgação.


Notícia:

Será realizada em São Paulo de 15 a 21 de novembro a 1ª Semana da Umbanda da Cidade de São Paulo.

Serão diversas apresentações, entre elas show de corimbas,workshops, palestras, fóruns,além da apresentação da querida amiga Liz Hermann e o Congá Vivo produzido por nosso amado Pai Ronaldo Linares no qual eu, com muito orgulho e emoção, farei parte representado Mamãe Oxum.

Venha conosco conhecer e viver um pouco mais da história da nossa Sagrada Umbanda.

Aguardo vocês lá!




Clube da Móoca
Rua Taquari, 635 – Metrô Bresser – Móoca
A partir das 15hs.




Curiosidades: 


Vocês sabem como nasceu a expressão:
"Quem não pode com mandinga não carrega patuá?"
Aprendi o significado no curso e achei muito interessante.
Resolvi dividir com vocês...





Na época dos escravos, alguns negros do norte da África tornaram-se mulçumanos por conta de sua proximidade com os árabes, ficando assim intolerantes a qualquer outra religião. Esses negros eram denominados Mandingas.

Com o passar do tempo muitos Mandingas foram trazidos para o continente americano, e por serem escravos que sabiam ler e escrever em árabe, tiveram um tratamento diferenciado pelos senhores brancos, que confiaram a eles a função de capitães-do-mato.

Os Mandingas carregavam em seu pescoço um colar com uma espécie de pingente feito de pele de animais, onde dentro havia trechos do Alcorão.

Por outro lado haviam os demais escravos, e esses cultuavam aos Orixás, o que na visão dos Mandingas era intolerável. Aproveitando essa intolerância, os senhores brancos orderam que os Mandingas caçassem os escravos que tentassem fugir.

Os escravos fujões para disfarçar sua condição, caso fossem pegos pelos Mandingas, também usavam pendurado no pescoço um colar, demoninado por eles patuá.

Ao capturar um desses escravos, os Mandingas viam que tinham um cordão no pescoço, mas para saberem se eles eram verdadeiros Mandingas ou não, faziam à eles perguntas em Árabe, se não soubessem responder, recebiam dos Mandingas toda sua fúria e violência.

Dessa história nasceu a expressão: "Quem não pode com o Mandinga, não carrega patuá", a qual foi se modificando com o passar do tempo, até se tornar a famosa expressão "Quem não pode com mandinga não carrega patuá"
Fonte: Luz e Sonhos



Divulgação: O texto do Rodrigo Queiroz, do "Jornal da Umbanda Sagrada", de título: "Do que a Umbanda precisa?"






            Bom, meus irmãos, o post está quase chegando ao fim. Embora eu tenha muita vontade de continuar a escrever por aqui, devo entender que ainda não jantei, que estou com sono e que, apesar de ainda estar com conjuntivite - estando, agora, BEM MAIS LEVE (risos) - preciso guardar e ter muita força e disposição para a Gira de Umbanda de amanhã, na Minha Tenda Espiritual, a qual o nome e localidade todos reconhecem, mas que eu tenho imenso orgulho, amor e vontade de repetir, e repetir, e repetir... hehe



Visite-nos: "T.E.U. (Tenda Espírita de Umbanda) Caboclo Rompe Mato e Iansã", situada no Município de São Vicente, no Bairro Jockey Club, na Av. Vereador Osvaldo Tochi- Nº 15.

Para mais informações, liguem no meu celular: (13) 8817-8607 - Falar com Jonathan.



              Sem mais, meus irmãos e irmãs de fé.
Um beijo, um abraço e saudações do sempre irmão Jonathan Geronimo.

Bom final de semana a todos e que a paz, o amor e luz de nosso Pai Oxalá vos ilumine sempre a cada dia com intensidade maior.

Saravá Umbanda! - Blog atualizado em textos, música, enquete, número de visistas, pesquisas e imagens e vídeos relacionados. VISUALIZEM! APROVEITEM! COMENTEM!


          Saravá, irmãos e irmãs de fé! Boa tarde e bom final de semana a todos!
Por volta das 3:30 da madrugada eu fui dormir. Logo que deitei - inquieto, para variar (risos) - pensei no Blog, na necessidade de atualização em diversos o pontos, e logo que acordei concretizei tais objetivos.
Espero que gostem e que participem! Afinal, nem sempre modificamos tudo e mudamos o nosso visual, não é mesmo?! (risos) Em modéstia à parte, achei lindo! Agora, sim, está começando a ficar a "nossa cara".

          Sexta-feira, 12 de novembro de 2010, dia semanal de Pai Oxalá.
Não sei se todos sabem, mas temos, na sexta, o dia de Pai Oxalá, no que tem relação a dias semanais e Orixás. Justamente por isso a imagem no início do texto, estando, ele, com os braços abertos sempre a quem dele precise, bem como sempre fez a todos nós. Sua misericórdia é o que nos mantém vivos e o seu amor é superior a tudo.


Salve o Nosso Pai Oxalá! Epa, Babá!


A seguir, um texto muito bonito, com vínculo ao Mestre:


Oxalá é o Orixá maior de Umbanda. Dessa vibração suprema se originam todas as outras e ela está presente em todos nós e em todas as vibrações. Está sincretizada em Jesus Cristo, o homem que por sua perfeição e conduta conseguiu alcançá-la e sintonizá-la, porque foi educado e preparado para isso.

A vibração de Oxalá habita em cada um de nós, porém velada pela nossa imperfeição, pelo nosso grau de evolução. É o Cristo interior, e, ao mesmo tempo, cósmico e universal; O que jamais deixou sem resposta ou sem consolo um só coração humano, cujo apelo chegasse até Ele; O que procura, no seio da humanidade, homens capazes de ouvir a voz da sabedoria e que possam responder-Lhe, quando pedir mensageiros para transmitir ao Seu rebanho: "Estou aqui; enviai-Me".

Sua ação se manifesta através da fé, da luz, da razão e da paz. Simboliza riqueza, felicidade e fecundidade.


O Orixá mais conhecido e respeitado de todos, e reconhecido por todas as nações e cultos. Sua cor é o Branco, o símbolo tradicional da pureza e da transparência, pois reflete a originalidade do que é, nada fica encoberto, pois nada há para se esconder. Responsável, segundo a mitologia Iorubana, pela CRIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DO MUNDO, considerado o pai de todos os Orixás, pois possibilitou através de sua criação a vinda dos demais, portanto contém todas as linhas e todas as freqüências de trabalho, é considerado como responsável pelos seres humanos, mostrando-se paternal, calmo nos momentos mais difíceis, com uma dignidade distante, portador da PAZ, da TRANQÜILIDADE. Ainda com relação ao branco, os filhos desse Orixá, ou melhor, os que se encontram sob sua proteção e instrução, rendem homenagem a ele, vestindo-se de branco total nas sextas-feiras, por ser um dia consagrado a ele. Oxalá dentro do seu papel, é único.

O arquétipo de personalidade dos devotos de Oxalá, é aquele das pessoas calmas e dignas de confiança, das pessoas respeitáveis e reservadas, dotadas de força de vontade inquebrantáveis que nada pode influenciar. Em nenhuma circunstância modificam seus planos e seus projetos, mesmo a despeito das opiniões contrárias racionais, que as alertam para as possíveis conseqüências desagradáveis dos seus atos. Tais pessoas no entanto, sabem aceitar sem reclamar, os resultados amargos daí decorrentes.


[...] e amanhã tem "batuque", hein?! É. Encontro-me ansioso demais para a Gira, bem como sempre estou para todas! Estou, ainda, um pouco triste, porque a conjuntivite permanece. Assim, nada de trabalho (e logo dinheiro, rs) e nem faculdade. Amanhã, pela manhã, haverá "festa/cafezão" na Universidade e depois prova. Lamentável, mas penso que não poderei ir. Tenho fé de que acordarei melhor amanhã.
          Sem mais, pessoal.
          Espero - repito - que gostem das modificações, que foram muitas, e que comentem a respeito.
                 Um beijo no coração de todos. Axé!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Saudações! Saudade!



Olá, irmãos queridos! Axé!
  Venho, por meio desta, desejar a todos uma excelente madrugada, manhã, dia, tarde, noite e ETERNIDADE.
   Nós, Umbandistas, devemos ser sempre assim, caridosos, humanos e de bom coração, lembrando - CLARO - do imenso amor de Nosso
  Senhor Jesus Cristo (Pai Oxalá) em nossas vidas. Sua misericórdia ultrapassa tempos, é eterna e renasce em nós a cada dia que vivemos.
  Foram tantos acontecimentos desde a última postagem aqui, referente ao aniversário de 7 (sete) anos de Nossa Casa Espiritual. Durante todo esse tempo, muitos acontecimentos positivos, repletos de alegria, ensinamento e prática à caridade, o bem e assistência àqueles que precisam.
A Umbanda, afinal, é isso: Amar, respeitar, ajudar; compreender, anunciar e evoluir.
  Em meio a festas espirituais e materiais, trabalhos de caridade e luz e outros momentos, eis que nos mantemos unidos e hoje aqui estou prestes a desejar a meus irmãos de santo caçulas um excelente preceito/resguardo religioso. São "parte" dos meus caçulas queridos e são, sobretudo, pessoas que amo imensamente. Eles farão a Obrigação de Mão de Pemba e darão o segundo passo nesta caminhada tão iluminada, embora árdua. - refiro-me, aqui, ao segundo passo, pois o primeiro foi aceitar a Umbanda como religião, aceitar que foram escolhidos e que, dessa maneira, promoveram a festa em Aruanda no momento em que disseram SIM - bem como fez Maria, a Imaculada, quando soube que devera ser a Mãe do Filho de Deus.
  Que saudade de todos vocês! Confesso que sinto falta de tudo o que fiz e faço por aqui e que, além disso, não deixei tudo a toa, mas por compromissos diversos. Trabalho, faculdade, família e religião. Graças a Deus venho sendo muito abençoado na minha vida. Tenho fé e certeza de que assim será sempre, pois a prática, amor e devoção ao bem habitam em mim desde que conheci a Umbanda, desde que nasci.
  O que me trouxe aqui, além da saudade, foi realmente o intuito de desejar MUITA SORTE aos meus caçulas - "caçulas" no que diz respeito ao âmbito espiritual. Tio e padrinho Luiz, Douglas, Jane, Francis e Juliana. A certeza de que serão iluminados e irradiados pela benevolência divina é absoluta. Tudo tende e vai dar certo porque são pessoas de bem, caráter e amor à religião. São humildes de alma e coração e formam, para a mim, uma turma mais que especial, já que tais adjetivos positivos representam-nos de maneira singular.
  O preceito religioso começou há pouco, com a chegada da hora grande (0:00 - meia noite), e perdurar-se-a até o dia 21, primeiro domingo após a Obrigação. Logo entende-se que a Obrigação será no dia 20 de novembro de 2010, e dois dias antes de eu completar dois anos da minha Obrigação de Cabeça, realizada em 2008. Todos, aliás, estão convidadíssimos. Ah! E dá saudade, sim. Sei que vivi momentos maravilhosos na minha Obrigação de Mão de Pemba (1ª) - assim como a Obrigação de Cabeça (2ª) e a Orixalá (3ª e atual). A minha foi realizada no dia 16 de fevereiro de 2008 e minha turma foi composta por 9 pessoas: Eu, a minha prima-irmã Taynan, a Débora, a Juliana Chaves, o Osvaldo, a Michele, a Roberta e os dois Ogãs Marcos e José Luiz. Tais acontecimentos e descobertas permanecerão sempre e sempre comigo. Agora, com a chegada da vez deles, o coração volta a bater como antes e a emoção não me deixar sequer pensar. Ah, como é lindo, gratificante, iluminado... Só quem viveu sabe e entende o que vos digo. Para tanto, meus sinceros votos de sorte! Sei, como já dito, que tudo dará certo, porque a Umbanda é paz e amor; um mundo cheio de luz.
  Despeço, aqui, com muita saudade de vocês, emoção pela Obrigação que se aproxima e a extrema intenção de por aqui voltar logo, logo para postar fotos das festas que realizamos nos últimos meses.
Um beijo em todos.
Axé!