Boa tarde, boa semana e bom fim de ano a todos vocês, meus amigos, amigas e irmãos em Pai Oxalá e em Umbanda!
Que dia de alegria, reconhecimento, amor, respeito, confiança, caridade, bondade, luz... Hoje, bem como explicado e colocado no título deste texto e imagem inicial (de abertura), completo 2 (dois) anos de médium coroado; 2 (dois) anos da Minha Obrigação/Feitura de Cabeça.
Como viver tal dia sem me lembrar das bênçãos recebidas nessa data tão especial e da certeza de que, a partir de então, não mais habitei só no mundo, mas sim com todos os meus Orixás, Guias, Entidades, Falangeiros e Anjos de Luz, enviados à Terra por intermédio DIVINO?! Pois bem, aqui estou - e de sincero, puro e manso coração - "escrevendo" sobre tamanho privilégio, presença e prova do amor de Deus na minha vida. Tremendo, emocionado e com saudade da data e tudo o que vivi nela, venho, por meio desse texto, convidar a todos para uma viagem há dois anos, relembrada e retratada por meio de fotos, ponto cantado (com vídeo) e muita emoção.
Não sei o que dizer, se não agradecer a todos os meus Guias de Luz e Mentores Espirituais da minha Casa de Umbanda, sem esquecer-me, claro, das pessoas também responsáveis por todos esses acontecimentos: Pai José Carlos, Mãe Elizete, Tio Reginaldo Peixoto, cozinheiras Cosma e Idianara e todos os irmãos de fé da "corrente de luz" e da assistência que me ajudaram e colaboraram para com a realização dessa minha Obrigação. Foi lindo demais! Deus, nosso Pai Oxalá, a Santíssima Trindade; Vó Cleodice, tio Luiz, pai Reginaldo, irmã Jennyfer, prima-amiga-irmã Taynan, amiga-irmã Débora, amiga-irmã Juliana Chaves, queridíssima Jane e muitos outros irmãos de fé. Muito obrigado por tudo!
Se não fosse por toda a atenção, ajuda e carinho de vocês, de fato eu não teria acontecido toda a festa que aconteceu - e festa, esta, que diz respeito ao mundo material e principalmente espiritual.
Vocês são a minha base, os meus eternos e maiores amores, são MEU TUDO!
Ponto Cantado do Meu Pai de Cabeça Caboclo Cobra Coral, cantado pela primeira vez na minha Obrigação de Cabeça e de autoria do meu tio, amigo e pai de santo José Carlos Geronimo:
"Sai daqui quem não gosta de Terreiro!
Sai daqui quem não quer trabalhar!
Oxóssi reina aqui, neste Terreiro:
Cobra Coral vem aqui para trabalhar.
Ele é Caboclo, é Caçador, é Quimbandeiro.
E vem nas forças de Iemanjá!"
E vem nas forças de Iemanjá!"
(Eu com os atabaques - Foto recente, do dia 20 de novembro de 2010, durante a realização da Obrigação de Mão de Pemba dos meus Irmãos).
Abaixo, um ponto cantado conhecido, bastante ouvido e lindo - em modéstia à parte, RISOS - do Meu Pai Caboclo Cobra Coral:
(Caso o vídeo não abra, o link de acesso é: http://www.youtube.com/watch?v=esxSx5XU9QA )
Semana de aniversário da Umbanda, Nossa Mãe, mais que especial. Eu soube de eventos, mas todos, infelizmente, longe de nós. Não fomos às comemorações distantes, mas lembramos e agradecemos-a por tudo, acendendo uma vela na data com a cor do nosso santo de cabeça ou uma vela na cor branca, que representa todas as linhas.
Sobre a Umbanda não há o que diz, pois faltam palavras que descrevam corretamente todo o AMOR que sinto por Ela. Amor. Essa é a palavra que me remete à religião, que sempre me acolheu, cuidou e entendeu. Sou, sim, extremamente apaixonado pela Umbanda e sei que DEVO TUDO A ELA.
Nestes 102 (cento e dois) anos de prática ao bem, à caridade, ao amor e assistência ao próximo, agradeço à religião por tudo o que me concedeu, pedindo perdão às falhas humanas que cometo freqüentemente.
Rogo para que eu sempre seja um instrumento de bem e caridade, e que o amor de Nosso Pai Oxalá me ilumine sempre, ditando-me o caminho e levando-me sempre à bondade e à Luz de Deus.
Obrigado, minha Umbanda Sagrada! Parabéns! EU TE AMO MUITO! ♥
No último sábado, dia 20 de novembro de 2010, tivemos, em Nossa Casa Espiritual, a Obrigação de Mão de Pemba, como já citada aqui, em post's anteriores. Só tenho a parabenizar os meus irmãos por toda a confiança depositada e todo o trabalho apresentado. Foi maravilhoso ter ajudado-os na cozinha e ter participado da Obrigação a todo o momento, estando, eu, bem ali, ao lado.
Parabéns e que os Sagrados Orixás, Guias e Anjos de Luz vos iluminem sempre e cada vez mais, dando-lhes clareza, fé e muito amor, respeito e reconhecimento para com a Religião. Que não seja apenas a descoberta de seus Chefes de Banda e de Quimbanda, mas um peso positivo de maturidade, evolução, responsabilidade e carinho para com a Umbanda, nossos Guias Mentores e Pais da Casa.
Axé!
Eternamente guardadas no meu coração; momentos mais que especiais e sublimes. É tão engraçado... Como eu era magrinho; diferente; novo. Um moleque. Cresci, evolui e me desenvolvi - em todos os sentidos, e GRAÇAS A DEUS, na Umbanda.
Abertura da Gira de Obrigação - Momento de concentração, respeito e admiração à religião, à casa e aos Orixás.
No "meio" do "Axé", feliz, emocionado e realizado pelo trabalho desenvolvido.
[...] sério, concentrado e irradiado pela Força e Luz do meu Orixá.
Momento da "chegada" do meu Paizão. *-*
Pai, Mentor e Chefe da Casa Caboclo Rompe Mato saudando o Meu Pai Cobra Coral, recém coroado na data tratada.
Momento sublime, lindo e eterno. A foto traduz a emoção e o axé vivido. "Banho" com pétalas de rosas.
Segurando e recebendo o vaso de flores presenteado pela Casa/Mãe.
A seguinte frase resume a sensação: "(...) todo o amor que houver nesta vida!" ♫ ♥
Caboclo Cobra Coral: MEU PAI - MINHA VIDA! ♥
O bolo. Lindíssimo e gostossíssimo.
[Durante a comoração final] A Alegria e orgulho por ter sido ESCOLHIDO pela Umbanda
Momento do discurso, com muita emoção e reconhecimento sinceros.
• As fotos da Obrigação de Mão de Pemba, realizada no último sábado, serão postadas brevemente. Podem esperar e confiar.
• Festa de Marinheiros (Marújos) para o mês que vem. Logo mais novas e concretas informações.
• Possível Gira na Praia, também no mês que vem.
Por fim, amores, muito obrigado pela atenção, participações (notadas pelo número de visitas) e por serem meus irmãos de Umbanda e em Pai Oxalá.
Amo-vos, todos, por completo. Tudo de bom a todos!
Um beijo no coração.
Que Meu Pai Cobra Coral, que hoje comigo e com toda a Minha Banda e Quimbanda comemora dois anos de Obrigação de Cabeça, abençoe-lhes e cuidem-lhes sempre, levando a serenidade de Iemanjá, a determinação de Iansã, a observação de Ogum, o amor de Oxum, a inocência de Erê, a humildade dos Pretos Velhos, a agilidade e eficiência dos Exus e Pombo-Giras, a cautela e equilíbrio de Nanã, a saúde de Obaluaê, a verdade e Omulú, a sabedoria de Nossos Marinheiros e Boiadeiros, a bondade e luz de Nossos Anjos de Guarda, a justiça de Xangô e a paz de Nosso Pai Oxalá.
Tenham, todos, uma excelente semana, repleta de conquistas, realizações e luz!